sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Palestra aborda exploração e tráfico de pessoas


Palestra será na Prefeitura - Foto: Divulgação
 
Para marcar o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, a Prefeitura, através da Secretaria M. dos Direitos da Mulher, promove na próxima terça-feira, 23/09, às 15h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475, Agriões), uma palestra sobre exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças.
 
A ação de mobilização e prevenção será ministrada pela advogada criminalista Thaisi Bauer, responsável pelo programa Justiça Juvenil, voltado para o enfren​tamento às diferentes violações de direitos humanos de adolescentes e jovens autores de atos infracionais no âmbito do Sistema de Justiça Juvenil, da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal.

 O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças surgiu a partir da promulgação da Lei Palácios, no dia 23 de setembro de 1913, na Argentina. A lei foi criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas. Assim, guiado pelo exemplo argentino, no dia 23 de setembro de 1999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.
 
O Ministério da Justiça aderiu à iniciativa em parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC). Relatórios oficiais mostram que há mais de dois milhões de vítimas traficadas no mundo.