quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Alunos recebem 'Educação para uma vida sustentável'


Alunos aprendem sobre ecologia - Foto: Sec. de Educação
 
Em uma parceria inédita com a Universidade Estácio de Sá, a Escola Municipal Heleno de Barros Nunes, no Fischer, proporcionou um sábado letivo para seus alunos com o objetivo de falar um pouco mais sobre ecologia, biodiversidade, resíduos, cidadania e outros assuntos importantes para uma vida sustentável. O evento, que faz parte do projeto “Educação para uma vida sustentável”, aconteceu no último sábado, 11, e apresentou peça de teatro e oficina de brinquedos para os estudantes.
 
“Esse projeto veio ao encontro de nossas expectativas em relação ao Fischer, já que inserimos no planejamento pedagógico o tema que é constantemente trabalhado, com o objetivo de educar para transformar”, explicou a diretora Rosangela de Rezende Ligneul.
 
Coordenados pela Professora Roberta Rollemberg e pela Professora Ana, os alunos da Universidade Estácio de Sá, de vários cursos, apresentaram para os alunos da Escola Municipal Heleno de Barros Nunes uma peça de teatro alusiva ao tema “Vida Sustentável”, bem como uma oficina de brinquedos feita exclusivamente com materiais recicláveis.
 
"A reciclagem de garrafas pet é muito legal. Com elas podemos fazer muitos brinquedos, como o pessoal da Estácio nos ensinou. É importante para a nossa saúde cuidarmos do meio ambiente", observou a aluna Aniem Eufrázio Crispin Gonçalves, de 10 anos.
 
Segundo o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, “a vivência proporcionada pelo ambiente escolar inicia a construção de valores que serão consolidados quando houver, por parte dos alunos com incentivo dos professores, estudos, participação social, debates e intervenções na realidade”, observou o secretário.
 
"É importante cuidarmos dos nossos rios para que a água não fique poluída e para que os peixes não fiquem intoxicados. Também devemos reciclar o lixo para diminuir o volume dele na natureza", pontuou o aluno Daniel de Lima Gonçalves Dias, de 13 anos.