sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prefeitura e Correios vistoriam agências do interior


Posto dos Correios no interior - Foto: Marcelo Rosa
 
O secretário de Obras da Prefeitura de Teresópolis, Denílson Moraes, visitou nesta terça-feira, 7, as cinco Agências Comunitárias dos Correios (AGCs), no interior do município. O objetivo foi verificar as principais necessidades das unidades, como reformas ou ações de manutenção e também fiscalizar o andamento dos serviços prestados e das condições de trabalho dos funcionários.
 
A vistoria foi acompanhada pela gerente da agência de Teresópolis, Lasir Elmer. As unidades são resultados de um convênio firmado entre a Prefeitura de Teresópolis e a Empresa Brasileira de Correios Telégrafos para atender aos moradores das localidades distantes da área urbana.
 
Atualmente, Teresópolis possui cinco AGCs, em Venda Nova, Bonsucesso, Mottas e Vieira, no 3º Distrito, e em Água Quente, no 2º Distrito. Os espaços são administrados pela Prefeitura e, em todos os estabelecimentos e residências localizados a um raio de 500 metros das agências, as correspondências são entregues pessoalmente pelo agente da unidade. Já as outras casas e estabelecimentos comerciais mais distantes buscam suas encomendas e cartas diretamente nas agências, que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 12 e das 14h às 17h.
 
Os serviços oferecidos são postagem de cartas simples e registradas; postagem de encomendas Sedex e PAC, venda e resgate de Telesena, e venda de produtos como selos, caixas de encomendas, aerogramas sociais e nacionais e envelopes pré-franqueados. As AGCs são a forma como os Correios se fazem presentes em localidades com menos de mil habitantes e nos distritos de municípios. Pelo modelo de parceria, as prefeituras cedem o espaço físico e um funcionário, treinado pelos Correios, para realizar os serviços de atendimento.
 
Para os moradores das comunidades rurais contempladas com os postos, ficou mais fácil utilizar os serviços postais. “Esse posto facilitou muito a vida de todo mundo da região. Antes tínhamos que ir longe para receber encomendas e enviar cartas, por isso, agradecemos à Prefeitura e aos Correios por nos atenderem”, comentou Denilvado Mello da Silva, que estava acompanhado da esposa Patrícia Inácio da Silva, moradores de Água Quente. “Não precisamos mais ir ao Centro para pegar nossa correspondência. Antes gastávamos tempo e dinheiro para isso, agora ficou muito mais fácil e melhor”, disse Ester Nunes, moradora de Mottas.
 
Para a representante dos Correios, Lasir Elmer, os serviços prestados estão atendendo bem a população. “Em Teresópolis, as AGCs funcionam muito bem e estão prestando um ótimo serviço à comunidade. As funcionárias são muito elogiadas pela população. Nessa vistoria, detectamos pequenas questões que serão melhoradas para proporcionar mais conforto no atendimento tanto para o funcionário como para os usuários do serviço, mas de um modo geral, tudo está funcionando bem e de acordo com os padrões dos Correios”, conclui Lasir.