sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prefeitura recebe veículo para atividades ambientais


Sec. André de Mello, recebe doação de veículo - Foto: Vanusa Lima
 
Teresópolis começou a colher os primeiros frutos da implantação do Centro de Simulação Aquaviária (CSA) no município, com a doação de um veículo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação, ocorrida nesta  quarta-feira, 29, é resultado de compensação ambiental pela construção da unidade e prevê, ainda, a criação de um Centro de Educação Ambiental, onde será instalado um viveiro de mudas de espécies nativas para usufruto da população local.
 
Unidade de treinamento destinada à capacitação de profissionais do setor aquaviário e da área de pesquisa e desenvolvimento, o CSA está sendo construído pela Fundação Homem do Mar numa área de 845 mil m² em Prata dos Aredes, no 3º Distrito. A área foi adquirida em conjunto com o Sindmar (Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante).
 
O veículo, avaliado em R$ 55 mil, foi entregue ao secretário de Meio Ambiente, André de Mello, pelo diretor financeiro do Sindmar, Jailson Bispo. O carro, um  Fiat Strada, 0 km 1.4, cabine dupla, será usado para acompanhar as atividades ambientais.
 
O Centro de Simulação Aquaviária integra equipamentos de ponta e programas com capacidade de simular, em ambiente virtual, toda e qualquer situação no mar. A simulação em terra permite que o treinamento de oficiais em determinadas operações marítimas críticas, como o desvio de rotas de colisão, seja feito em plena segurança, sem colocar em risco a vida dos tripulantes, do patrimônio e do meio ambiente.
 
Através do passadiço para embarcação offshore é possível interagir com efeitos visuais, radares, sensores, sons e movimentações que reproduzem fielmente os sistemas de controle de navegação de uma embarcação de verdade. O projeto conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e reconhecimento de instituições internacionais.