quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Teresópolis participa da Olimpede 2014


Olimpede em Volta Redonda - Foto: Smel VR
 
Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, um grupo de 30 atletas de Teresópolis participa neste final de semana, em Volta Redonda, da Olimpede 2014. Segundo os organizadores, a Olimpíada da Pessoa com Deficiência terá a participação de 160 entidades, representando 45 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pará. Reunindo cerca de 2.500 pessoas, entre atletas, comissão técnica e equipes de apoio, a competição será realizada de sexta, 28, a domingo, 30, no Ginásio Poliesportivo da Ilha de São João.
 
A delegação de Teresópolis é formada por alunos assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, atletas da Assind (Associação Síndrome de Down) e os inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos. Os esportistas vão competir em diversas modalidades adaptadas, como corrida, tênis de mesa, cabo de guerra e arremesso ao cesto. Em 2013, os 48 atletas da cidade conquistaram 57 medalhas, sendo 15 de Ouro, 20 de Prata e 22 de Bronze.
 
Evento de destaque no calendário do esporte adaptado do Brasil, a Olimpede foi criada em 1987 pela Prefeitura de Volta Redonda, passando a ser anual em 2001. O objetivo principal é favorecer o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, proporcionando o intercâmbio técnico e a integração de diversas instituições através da prática esportiva adaptada.