sábado, 24 de janeiro de 2015

Fórum de Cultura quer reunir mais artistas


Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis - Foto: Roberto Ferreira

Na noite desta quinta-feira, 22, a Casa da Memória Arthur Dalmasso sediou a primeira assembleia geral de 2015 do Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis. O encontro, que contou com a presença do secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, reuniu representantes de diversos segmentos culturais, que debateram algumas das principais demandas do setor. Durante o encontro, cada participante apresentou ao grupo sua área de atuação e as principais demandas e dificuldades encontradas por cada segmento cultural.

Entre os temas debatidos, o principal assunto foi a revitalização do fórum, visando uma participação mais efetiva dos artistas que compõem a cadeia cultural do município. “Essa é nossa maior demanda neste momento. Precisamos reunir os artistas, realizar encontros, elaborar projetos, enfim, precisamos nos mobilizar e retomar os trabalhos, aproveitando este novo momento de parceria com a Secretaria de Cultura”, analisou Jussara Trindade.

Outros assuntos apontados foram a necessidade de mais espaços culturais para ensaios e apresentações diversas e ainda a questão do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo de Cultura), já implementado no município. “Teresópolis já concluiu seu CPF, o que representa uma grande conquista”, comentou Nara Zeitune, coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura.

Presente ao encontro, o secretário Ronaldo Fialho ouviu atentamente todas as questões apresentadas e se solidarizou com o fórum: "A Secretaria de Cultura está de portas abertas para receber nossos artistas, projetos e tudo mais. Afinal, todos estamos do mesmo lado, em busca de um mesmo objetivo: o desenvolvimento cada vez maior da cultura em Teresópolis”, destacou Ronaldo.

A próxima reunião do Fórum de Cultura será realizada no dia 26 de fevereiro, novamente na Casa da Memória Arthur Dalmasso. O Fórum Municipal de Cultura conta de representantes de toda a cadeia cultural do município, incluindo profissionais de dança, artes cênicas, artes circenses, patrimônio, literatura e música.