terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Marchinhas de Carnaval no Cultura de Raiz


Cultura de Raiz em ritmo de Carnaval - Foto: Roberto Ferreira

A Casa de Cultura Adolpho Bloch se transformou em um baile pré-carnavalesco neste domingo, 1º de fevereiro, com o 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2015. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como tema o Carnaval e, por isso, as marchinhas dominaram a manhã de festa, que também teve, é claro, momentos de valorização da música do homem do campo.

Com o tradicional cenário de cozinha de roça, o evento foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig e teve cerca de 20 apresentações. Entre as atrações, destaque para a música de Moacir Rosa, para a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, e para as sanfonas de Zé Lopes, Seu Timbira e Edson Rosa.

Mas, o que dominou mesmo o programa foram as marchinhas, presentes em diversas apresentações. Entre outros, Vera Borcard agradou com ‘Bandeira Branca’ e Luiz Aldo puxou ‘Me dá um dinheiro aí’. O concurso de marchinhas contou com quatro participantes, que apresentaram divertidas marchinhas autorais e encantaram a plateia. Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Luiza Brault e PC Desi foram os concorrentes do concurso que, em formato amistoso, não teve vencedor.

Finalizando a edição, o Bloco Dona Teresinha, comandado por Xando Pernambuco, com direito a hino próprio, dançarinas, boneca gigante que dá nome ao bloco e muita animação. A tradicional ‘Cidade maravilhosa’ encerrou a festa, com a presença de diversos artistas no palco e deixando no ar o gostinho da folia, que começa na próxima semana.