quarta-feira, 25 de março de 2015

Encontro de Engenharia Ambiental no Unifeso

Egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - Foto: Unifeso

O Seminário “Competências e habilidades necessárias para enfrentar o desafio da sustentabilidade em um mundo globalizado” marcou o I Encontro de Egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), realizado no dia 20 de março, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza.

Contente em rever seus ex-alunos, a professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos, disse aos estudantes que “a presença de vocês aqui hoje é sinal de que têm muito carinho pela Instituição, pelo curso, pelos professores”.

A professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT),  também recebeu os egressos no encontro e aproveitou para notar que “a graduação não encerra a formação do profissional, pelo contrário, é o primeiro passo desencadeador de outras ações em que vamos conhecendo pessoas e abrindo oportunidades”.

Os egressos reviveram momentos de aprendizagem com algumas de suas professoras da faculdade, como Maria Isabel Lopes da Costa e Flavia Bartoli Rosa, ambas dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária. A primeira falou sobre o planejamento em gestão ambiental, gestão de recursos hídricos e recursos industriais. “Foi uma palestra que teve como objetivo alinhavar tudo o que foi visto na graduação com a concepção de um olhar inovador para o mercado de trabalho, para que entendam a importância de continuar com o estudo e terem uma percepção do quanto há campo de trabalho na nossa região”, resumiu a professora Maria Isabel. Já a professora Flavia Bartoli alertou para a necessidade do profissional estar sempre se atualizando no mercado de trabalho em função das inovações tecnológicas e da obsolescência desses inovações. “Tem que estar o tempo todo se capacitando para atender a demanda da sociedade atual”, garantiu.

Entre os ex-alunos presentes ao encontro estava Felipe Luiz da Cunha Costa, formado em 2013 na primeira turma de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ainda na graduação estagiou em uma empresa de equipamentos  de tratamento de água de esgoto, onde permaneceu por seis meses depois de formado. Depois foi trabalhar como trainee em uma empresa de consultoria no Rio de Janeiro e agora vai começar a pós-graduação em Saneamento na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Na empresa colocamos em prática tudo o que vimos na faculdade, o que mostra a proximidade do curso com a realidade do mercado”, observou o egresso.