quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ação 'Cidadania da Mulher' no interior de Teresópolis


No próximo dia 14, entre 10h e 16h, a Prefeitura, por meio da Secretaria dos Direitos da Mulher, e o governo do estado levam para a Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito, o projeto ‘Ônibus Lilás: Ação Cidadania da Mulher’. A unidade móvel da Subsecretaria de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro é destinada ao atendimento das mulheres rurais e a programação contará com atividades culturais, esportivas, de saúde e de atendimento psicossocial. As ações, todas gratuitas, serão promovidas por secretarias municipais e pelos parceiros Emater, Fundação Leão XIII e Sebrae.

Entre as atividades, oficinas sobre educação ambiental, com profissionais da Secretaria de Meio Ambiente; pintura em painel, realizada pela Secretaria de Cultura; e oficina de beleza. A Secretaria de Saúde vai promover ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, aleitamento materno e doação de leite humano, planejamento reprodutivo, e aferição da pressão arterial. A Secretaria de Educação também apoia o evento através da disponibilização da infraestrutura das escolas Francisco Maria Dallia e Mariana Leite Guimarães.

As participantes poderão receber orientações com a advogada, psicóloga e a assistente social do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher. Além disso, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social irão realizar o recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família que moram na região. Para isso, devem ser apresentados os documentos pessoais de cada integrante da família, além de declaração escolar.

O evento contará com a participação de consultores do Sebrae, que vão falar sobre empreendedorismo, e de funcionários da Emater, que farão a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e do Atestado de Produtor. A Fundação Leão XIII fará a emissão de gratuidade de taxa para documentos, tais como certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade.

A programação terá ainda, às 10h, ginástica para a 3ª idade, com o professor Lizardo, da Secretaria de Esportes e Lazer; às 11h e às 13h, acontecem aulas de Street Dance, com o professor Yago Cardoso.