quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mudanças curriculares e educação em pauta no Unifeso



No dia 21 de maio o Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu um encontro com o professor Emerson Elias Merhy, pesquisador sobre micropolítica do trabalho e o cuidado em saúde.

Pela manhã o convidado ministrou a conferência “Desafios da sustentação da mudança curricular”, com a participação de professores, profissionais de saúde e estudantes do CCS e dos demais cursos do UNIFESO; à tarde ele participou de uma roda de conversa sobre o tema “A educação permanente no ensino e no serviço – o papel da escola” com facilitadores de educação permanente. O sucesso da vinda do professor Merhy levou a coordenação do evento a abrir a estudantes e professores a reunião realizada à tarde.

Segundo o professor Merhy, o convite para este encontro foi aceito com o intuito de fazer uma reflexão a partir das construções de imagens sobre o tema. “Organizei-me para tratar de algumas questões que sejam de interesse de vocês, mas que venham da minha experiência. É quase inevitável que muitos de nós, com anos dedicados à área de Saúde e com diversas experiências, venhamos dar um sentido ao tema da formação, e militamos intensamente na busca de uma nova possibilidade de produção de nós mesmos, trabalhadores do campo da saúde”.

A professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do CCS, disse que “este é um momento muito importante, é o início das nossas comemorações de dez anos de mudança curricular no curso de Medicina. Na realidade são dez anos da implantação de um currículo integrado, do registro de um desafio que significou muito para a Instituição como um todo, cujo curso de Medicina já completou mais de 40 anos de existência”.

Sobre o convidado

O professor Emerson Elias Merhy é livre-docente em Planejamento e Gestão em Saúde (Unicamp), doutor em Saúde Coletiva (Unicamp), mestre em Medicina Preventiva (USP), graduado em Medicina (USP). É professor titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Macaé); professor associado (aposentado) da Unicamp; Ex-coordenador da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde, vinculada à Pós-Graduação da Clínica Médica da UFRJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos processos de Avaliação da Produção do Cuidado e o Mundo do Trabalho em Saúde, bem como em Gestão e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos temas trabalho em saúde, medicina social, rede básica, gestão da mudança e gestão de processo de trabalho, educação permanente e gestão organizacional.

Atua ainda como pesquisador nas relações intercessoras entre micropolítica do trabalho, educação permanente e produção de conhecimento, tendo participado do desenvolvimento de metodologias de investigação pautadas pelos processos de avaliação compartilhadas.