sábado, 13 de junho de 2015

Sebrae debate importância da informação nos negócios


Consultor de empresas Augusto Franco - Foto: Sebrae RJ

Teresópolis recebe na próxima quinta, 18/06, às 19h, a conferência “Macro e micro competitividade – efeitos da economia, política e tecnologia sobre as micro e pequenas empresas”, promovida pelo Sebrae/RJ. O encontro será na Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), na Av. José Joaquim de Araújo Regadas, 142, organizado por meio do programa Sebrae Inteligência Setorial.

Em três módulos – econômico (câmbio e inflação), político (legislação) e tecnológico (novas tecnologias) –, a conferência será ministrada pelo economista e consultor de empresas Augusto Franco, ex-dirigente do Sistema Firjan. Ele abordará o impacto (positivo e negativo) de informações estratégicas sobre micro e pequenos negócios.

O objetivo também é apresentar o portal Sebrae Inteligência Setorial aos empresários de micro e pequenas empresas como uma fonte de informação. O programa monitora e oferece gratuitamente informações estratégicas validadas por especialistas sobre os setores de moda, turismo, construção civil, petróleo & gás e alimentos.

Segundo Franco, o excesso de informações e a falta de critérios de seleção de conteúdos podem ser um risco para a estratégica de crescimento dos negócios. “Antigamente a maior dificuldade do mercado era a falta de informação, que provocava incertezas e aumentava a probabilidade de erro na gestão de qualquer empreendimento. Hoje temos um cenário oposto e um novo desafio: a falta capacidade de processamento de tanta informação, principalmente nos pequenos negócios”, afirma.