sábado, 15 de agosto de 2015

Projeto MPB chega às escolas de Teresópolis


Show “MPB – Um século de História” - Foto: Marcelo Ferreira
 
Nesta quinta, 13/08, o teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch foi o palco do lançamento de uma parceria inédita entre a Secretaria de Educação de Teresópolis e o renomado Instituto Cultural Cravo Albin: o Projeto MPB nas Escolas. A iniciativa integra um conjunto de recursos para introduzir e sistematizar a história da música popular do Brasil como fonte de informação básica dos alicerces culturais, de suas fontes iniciais à atualidade.
 
“O Projeto MPB nas Escolas é acalentado pelo Instituto Cultural Cravo Albin desde a sua fundação e agora Teresópolis será o primeiro município a recebê-lo em sua nova formatação. Seu principal objetivo é estimular o gosto dos alunos pela história da MPB, seus principais ritmos e origens. Com essa iniciativa pretendemos estimular o processo educativo através da música, um saber impregnado de significados”, explicou Ricardo Cravo Albin, fundador do Museu da Imagem e do Som (MIS) e considerado o maior pesquisador da Música Popular Brasileira.
 
Em Teresópolis o projeto vai atingir principalmente aos alunos do segundo segmento, através de ações desenvolvidas nas unidades escolares entres os orientadores pedagógicos e professores de língua portuguesa e história.
 
“Esse projeto nos proporciona mais uma ferramenta pedagógica para auxiliar nossos professores na construção de uma boa aula. Porque não há quem não goste ou não se envolva com a música, independente do ritmo. O bacana desse projeto é que ele começa apresentando o funk, que é teoricamente o ritmo que nossos alunos se identificam mais, e vem, a partir daí, resgatando a música aliada à história do Brasil, mostrando que para o funk existir hoje, no passado foi necessário que tivéssemos Tom Jobim, Cartola, Noel Rosa e tantos outros”, analisou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello.
 
O evento de lançamento do projeto foi direcionado aos professores, orientadores pedagógicos e diretores das unidades escolares de Teresópolis. Contou com a apresentação do material que compõe o kit, livro e DVDs interativos, feita pela pesquisadora do Instituto Cravo Albin, Bárbara Fernandes, além do show “MPB – Um século de História”, da cantora Morana.