terça-feira, 29 de setembro de 2015

Salão Nacional da Primavera premia melhores trabalhos

Salão Nacional da Primavera - Foto: Roberto Ferreira
 
A 23ª edição do Salão Nacional da Primavera premiou, na noite da última sexta-feira, 25, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, os melhores trabalhos entre cerca de 100 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas. O Salão da Primavera é promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis - Soarte, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.
 
Participaram da cerimônia a secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão, os artistas plásticos Sami Mattar, Márcio de Paula e Pedrita Mikail, entre outros convidados. A presidente da Soarte, Edith di Side, e a presidente da Academia de Letras e Artes Paranapuã, Eliane Mariatt, também estiveram presentes, assim como Elane Costa, do Sesc Teresópolis, e Eustáquio Pereira, representando a ASSCON Contabilidade e Finanças, que adquiriu a obra ‘Em Reforma’, vencedora na categoria Prêmio Aquisição, do artista Roger Viana.
 
Os trabalhos inscritos foram avaliados pela comissão julgadora, que selecionou as obras tendo como base critérios como qualidade técnica e criatividade. As categorias premiadas foram Pintura Digital, Escultura, Desenho Amador e Profissional, Pintura Amador e Profissional, Destaque ABD (Associação Brasileira de Desenho) e Prêmio Aquisição. Os 41 melhores trabalhos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de receber menções honrosas.
 
O Salão da Primavera deste ano conta com obras desenvolvidas por artistas plásticos de Teresópolis, Rio de Janeiro e de Cabo Frio, entre outros municípios do estado. Além do Salão da Primavera, foi entregue ainda a premiação aos vencedores do 8º Concurso Nacional de Poesia, também promovido pela Soarte.
 
Com montagem do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, os trabalhos do Salão da Primavera ficarão abertos à visitação pública até o dia 24 de outubro, podendo ser vistos de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 14h, na Casa de Cultura.