quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Desenvolvimento Social cria plano para emergências


Plano para emergências - Foto: AssCom PMT
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social está preparando equipe para a construção do Plano de Ação em Situações de Emergências e Calamidade, conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social, no nível de proteção social especial de alta complexidade.
 
O Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e emergências desenhado na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais é um compromisso que a política pública de proteção à sociedade deve estruturar para atender às necessidades essenciais em um evento adverso. O objetivo central do serviço é assegurar a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.
 
Desde o início de outubro as equipes responsáveis pelos Departamentos de Proteção Social Básica e Especial e Departamento de Gestão estão em permanente capacitação para a construção do Plano de Ação assistencial construindo de forma sucinta e objetiva as ações prioritárias, de comunicação e informação, de controle logístico e gerenciamento de abrigos temporários.
 
As reuniões para a construção do plano de ação assistencial emergencial estão acontecendo todas as segundas-feiras, das 16 às 18h, na Sede da Secretaria, onde são trabalhadas as questões e orientações apontadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a estruturação do Sistema Único de Assistência Social. As equipes técnicas farão o desdobramento das discussões dentro de suas unidades, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em cada área de abrangência e nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), englobando todo o município.