terça-feira, 10 de novembro de 2015

Feira da Ciência e Tecnologia no Unifeso


Experimento sobre petróleo na Feira - Foto: Unifeso
 
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou no dia 17 de outubro a I Feira da Ciência e Tecnologia promovida pela Sala Verde. O evento aconteceu no Campus Quinta do Paraíso e contou com grande número de participantes, entre professores e estudantes do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e quatro colégios da rede estadual de ensino.
 
A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e  coordenadora da Sala Verde destacou que o evento deve se tornar fixo no calendário da instituição.  “Essa feira fez parte da comemoração oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nós escolhemos dois temas, que juntamos em um só em nossa feira: um é a água e o outro é a luz. O professor Leandro Costa escolheu então um nome que juntasse os dois temas: ‘Uma luz no encontro dos rios’”.
 
O professor Leandro de Oliveira Costa, do curso de Ciências Biológicas, fez parte da organização do evento e selecionou os melhores trabalhos produzidos em cada unidade escolar para fazer parte da feira.  “A ideia era voltar a fazer as feiras de ciências nas escolas para podermos ter uma grande feira municipal. Foram selecionados entre cinco e dez grupos de cada escola, que foram convidados a vir para a nossa feira, tanto das escolas da rede estadual quanto do CESO. Queremos levar três grupos para a feira estadual que vai acontecer no Rio de Janeiro em novembro”.
 
Rafael Vidal da Silveira, estudante do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Campos Salles, apresentou uma experimento sobre petróleo com seu grupo e ficou entusiasmado em poder apresentar o trabalho para professores universitários, pelo desafio de ter que demonstrar conhecimento na área. “Na escola todo ano tem feira de ciências, saem vários temas e dessa vez foi o petróleo.Quero fazer faculdade de Engenharia de Petróleo, e como surgiu essa oportunidade bolei a ideia disso tudo, o grupo me ajudou a fazer e então fomos selecionados para apresentar aqui no UNIFESO”.
 
Os colégios estaduais participantes da feira foram Edmundo Bittencourt, Higino da Silveira, Campos Salles e Fany Niskier. Os grupos submeteram seus projetos para avaliação pela organização e uma representante do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que realiza a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação (FECTI). O evento estadual acontece nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, com cerca de 200 trabalhos inscritos de alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico.