quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Oficina Comunitária sobre gestão de resíduos sólidos


Oficina Comunitária para moradores - Foto: Marcelo Rosa
 
A Secretaria de Meio Ambiente promoveu nesta segunda, 3/11, no Teatro Municipal, a ​2ª​ Oficina Comunitária Participava sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis. A atividade, que contou com a presença do prefeito Márcio Catão, foi direcionada aos membros de Associações de Moradores e à população do interior do município.
 
O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O documento não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva. O subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, coordena a equipe da Prefeitura que atua na construção do plano e falou sobre as etapas de elaboração do documento.
 
“O plano engloba sete fases. Estamos na terceira etapa e acreditamos que até o final do mês de dezembro tenhamos todos esses produtos prontos. A população vai ter acesso ao trabalho final, além disso, haverá uma audiência pública para aprovação final. O nosso objetivo é ter um documento que
​retrate ​a população pensa com relação a essas questões”, complementou Leandro Coutinho.
 
O documento terá como conteúdo, entre outros dados, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município, contendo a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final; e descrever a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.
 
A Secretaria de Meio Ambiente fica localizada no Centro Administrativo Municipal, na Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea. O telefone para contato é (21) 2742-7763.