sexta-feira, 1 de abril de 2016

Unifeso realiza primeiro curso de ensino a distância


Coordenadora do Curso, Prof. Ana Brasílio - Foto: Unifeso
 
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu o primeiro curso de ensino a distância voltado para o público externo. Trata-se do módulo de extensão do curso “Docência na Formação Superior em Saúde”, realizado entre os 9 de dezembro e 23 de fevereiro. Houve debate com professores, gestores e demais profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área da saúde com relação às mudanças nas práticas formativas e os métodos ativos de ensino e de aprendizagem.
 
No ambiente virtual de aprendizagem os participantes foram divididos em pequenos grupos e tiveram como mediador um facilitador de ensino e de aprendizagem, o tutor. Os alunos utilizaram recursos como videoconferências, fóruns, e-portfólio, biblioteca virtual e videoaulas.
 
“O UNIFESO possui a expertise de 10 anos em processos de mudanças curriculares e isso foi fundamental para que optássemos por iniciar com o curso de Docência na Formação Superior em Saúde nossa atuação no ambiente virtual de aprendizagem para o público externo. É o UNIFESO se lançando no mercado de educação a distância”, destaca a professora Ana Brasílio, coordenadora do curso.
 
O objetivo foi proporcionar a aproximação e o aprofundamento dos paradigmas pedagógicos fundamentados na aprendizagem significativa, além de fomentar as discussões e as práticas dos processos de construção do conhecimento a partir de métodos ativos de ensino e de aprendizagem, do currículo integrado e da avaliação formativa.
 
“Mapeamos o curso para que os alunos pudessem avaliar seus diversos aspectos, e as avaliações foram positivas sobre o ambiente virtual de aprendizagem e o projeto pedagógico do curso, quer dizer que produziram conhecimentos a partir das situações-problemas e das videoaulas”, explica a professora Ana Brasílio.