quinta-feira, 19 de maio de 2016

Professor de Teresópolis é condecorado por serviços à FEB

Professor Daniel Pinheiro Hernandez - Foto: Unifeso
 
O professor Daniel Pinheiro Hernandez, titular de Histologia do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), recebeu do 6º Batalhão de Infantaria Leve – Regimento Ipiranga, sediado em Caçapava (SP), a Medalha Marechal Nelson de Mello. Coordenador do Grupo de História da Medicina (GHM) e do Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O professor foi condecorado pelos relevantes serviços prestados ao enaltecimento dos feitos dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no teatro de operações da Itália, durante a II Guerra Mundial.

Natural de Caçapava, o professor conta que o interesse pela participação do batalhão na II Guerra vem desde pequeno, quando visitava o Museu Ipiranga com o pai. “O 6º Batalhão de Infantaria Leve teve participação destacada e heroica no teatro de operações da Itália, na II Guerra Mundial, integrando a Força Expedicionária Brasileira. Foi o primeiro regimento brasileiro a desembarcar na Itália e também o primeiro a entrar em combate. Executou o maior número de missões, dentre aquelas das quais participaram as tropas brasileiras, saindo invicto de todas elas”, relembra Daniel, emocionado e orgulhoso pela condecoração. “Sempre que tenho oportunidade levo esse assunto a encontros, palestras, já é uma constante. É uma honra todo esse reconhecimento”, ressalta.

A honraria foi entregue no dia 30 de abril pelo Tenente-Coronel Milton Campos Ferreira Júnior, quando o Regimento Ipiranga comemorou o 71º aniversário da sua vitória na Batalha de Fornovo Di Taro, que culminou com a rendição da 148a Divisão Panzer Alemã.