segunda-feira, 27 de junho de 2016

Prefeitura realiza reunião com artistas da Soarte


Prefeito Mario Tricano em reunião com a Soarte - foto: Jorge Maravilha
 
Representantes da Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis) foram recebidos pelo Governo Municipal nesta quarta, na Prefeitura. Em pauta, o lançamento de projetos de incentivo e de divulgação dos trabalhos dos artistas plásticos de Teresópolis. Duas iniciativas em especial foram debatidas: a criação da Galeria Samir Mattar na Prefeitura e a exposição de quadros dos artistas de Teresópolis no hall dos novos empreendimentos imobiliários da cidade.
 
O Secretário de Cultura, Márcio de Paula, comentou sobre as propostas: “São dois projetos importantes para o incentivo e a divulgação da arte na cidade. A galeria ficará no 1º e no 2º piso da Prefeitura, com novas exposições a cada dois meses. O outro projeto trata-se da exposição de trabalhos dos nossos artistas plásticos na entrada das novas edificações da cidade. São ações que possibilitam que o artista possa divulgar suas obras e também comercializá-las”.
 
Para a presidente da Soarte, Edith di Sidi, o encontro foi bastante proveitoso. “A reunião foi maravilhosa. Para a Soarte foi 100% produtiva. Agradecemos a Prefeitura pelo apoio à Sociedade de Artistas de Teresópolis”.
 
Filho de Samir Mattar, Darik Borges Mattar, ficou emocionado ao saber da homenagem que será feita ao artista. “Estou surpreso e muito feliz. Meu pai escolheu Teresópolis para viver. Morava na cidade há mais de 40 anos. Desenvolveu sua carreira artística aqui. É uma honra saber que a galeria terá o nome dele”.
 
Samir Mattar faleceu aos 87 anos no último dia 1º de junho. Durante os 60 anos de carreira, pintou cerca de duas mil telas, seguindo o estilo surrealista.