quinta-feira, 1 de junho de 2017

Unifeso promove debate sobre a Responsabilidade Civil Médica


I Simpósio da Saúde da Mulher - Foto: Unifeso

O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou o I Simpósio da Saúde da Mulher, no dia 17 de maio, com o tema “Responsabilidade Civil Médica”. “É uma forma de ampliar efetivamente o currículo com questões que perpassam pelas apresentações clínicas do próprio período e ir além dessas necessidades, trabalhando dentro de lógicas que permeiam a nossa lógica de ensino, que são simulações, apresentações de casos e experiências novas que vão nos fortalecendo”, justificou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, salientando que “a prática da Medicina é estar vivenciando junto à sociedade seus compromissos de cidadania, social, ético e moral, então todos esses aspectos são relevantes em nossa formação”.

A palestra foi conduzida pelo advogado Alex Pereira Souza, sócio da A. Couto & Souza Advogados, uma banca jurídica especializada em Responsabilidade Civil na área de Saúde. “O objetivo desses encontros que promovemos com estudantes é proporcioná-los acesso a informações importantes do que acontece no país sobre o código do consumidor, conteúdo de grande valia para todos futuros profissionais antes e depois de ser formarem”, disse.

Ao participar do evento, a estudante Maria Luiza Pereira constatou que “a palestra nos aproximou da legalidade que conduz e disciplina a nossa atividade, porque, a princípio, estamos muito focados apenas na função e exercício da Medicina puramente. Com a palestra verificamos que ao mesmo tempo que temos direitos, recaem sobre nós muitas obrigações legais. Extraímos ainda como fundamental a preocupação com a orientação ao paciente, em não nos omitirmos nos tratamentos, agirmos conscientes e determinados de que a conduta que estamos adotando é a correta e buscar sempre no conhecimento a segurança necessária para atuarmos com responsabilidade”.

Além da palestra, o evento contou com apresentação de “cases”, debate com os estudantes e julgamento simulado abordando o caso “Aborto”.