sexta-feira, 22 de setembro de 2017

'Amigas da Mama' promove a 5ª Caminhada contra o câncer


A Associação Amigas da Mama de Teresópolis (AAMT), com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está organizando a 5ª Caminhada de Combate ao Câncer. Com o tema ‘Vamos tocar no assunto’, o evento de conscientização, prevenção e de cuidado com a saúde vai acontecer no próximo dia 1º de outubro, a partir das 8h.

A ação marca a campanha Outubro Rosa, falando sobre câncer feminino de uma maneira geral. O ponto de encontro da caminhada é um restaurante na Av. Feliciano Sodré, 221, Várzea, em direção ao Castelo Montebello (Rua Heitor de Moura Estevão, 385 Várzea). No local, será promovido um desfile com 15 mulheres vencedoras de diversos tipos de câncer.

‘Amigas da Mama – Entre de peito nessa luta’

A Associação Amigas da Mama foi fundada há cerca de 10 anos em Teresópolis pela fisioterapeuta Gabriella Martuchelli e funcionou inicialmente no Hospital São José. Uma instituição sem fins lucrativos. Oferecia café da manhã para todos os pacientes da oncologia, somente adultos, e fazia reuniões com profissionais de saúde (psicólogos, dentistas) para dar suporte aos doentes. Após um bom período, o projeto foi transferido para uma sala cedida pelo SESC Teresópolis, dando continuidade aos grupos de apoio. 

O evento reúne pacientes, familiares, profissionais de saúde e o público em geral. Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e da Secretaria M. de Esportes e Lazer de Teresópolis.

Nessa nova fase do Amigas da Mama, o paciente oncológico recebe: Café da manhã solidário, com uma alimentação adaptada a dieta desse paciente; Farmácia solidária, que recebe doações de medicamentos e repassa a esses doentes; Visitas domiciliares; Doação de Perucas e lenços e de cestas básicas, entre outras ações. Atualmente atende cerca de 200 pacientes oncológicos/mês pelo SUS.