sexta-feira, 18 de maio de 2018

Especialização em Ronda Escolar para a Guarda Municipal

Alunos do Curso de Formação em Ronda Escolar - Foto: Jorge Maravilha

Na manhã da sexta, 18/05, agentes da Guarda Civil Municipal de Teresópolis e de Guapimirim receberam certificado de conclusão do Curso de Formação e Especialização em Ronda Escolar. Ministrado pela Guarda de São Gonçalo, o curso foi realizado nesta última semana, entre os dias 14 e 18 de maio, e reuniu também professoras da Rede Municipal de Ensino e conselheiras tutelares.


Curso de Especialização em Ronda Escolar - Vídeo: AsCom PMT

Para o secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marcos Antônio da Luz, a proposta é oferecer conhecimento para os agentes sobre como agir e instruir dentro do ambiente escolar. “A Ronda Escolar precisa exatamente desse tipo de instrução, pois o público que ela alcança vai disseminar uma ideia boa ou ruim, vai depender do que eles aprenderam. O primeiro momento da nossa Guarda é esse: ter conhecimento. E é isso que estamos trazendo para os nossos agentes”, explicou.

Ministrada pela equipe de instrutores Andrea Maria da Silva Rosa, coordenadora da Ronda Escolar de São Gonçalo, Edésio da Rosa Nascimento, Márcio da Silva Mattos e Sabrina Xavier Pinheiro, a capacitação abordou temas como o sistema de segurança pública no Brasil, estatuto da criança e do adolescente, direitos humanos, procedimentos da Ronda Escolar, entre outros.

Marcio Mattos, Guarda Municipal de São Gonçalo e um dos instrutores do curso, explicou que após a conclusão da parte teórica, a Guarda Municipal de Teresópolis e de Guapimirim irão iniciar a parte prática da capacitação. “Ao término da parte teórica, nós convidamos as cidades a irem a São Gonçalo para fazer a parte prática, com tudo que desenvolvemos nas escolas, como teatro de fantoche, instrução prática de trânsito, as palestras que também desenvolvemos em sala de aula e um dia de policiamento escolar”, pontuou.