quinta-feira, 17 de maio de 2018

Experiência no HCT apresentada em Simpósio Internacional

Carolina e a Professora Simone no Simpósio - foto: Unifeso

A professora Simone Rodrigues, diretora de Ensino do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), e a estudante Carolina Rodrigues Fonseca, do 11º período de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), estiveram no 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, realizado no mês de abril, em Foz do Iguaçu (PR), apresentando o estudo “Treinamento em Serviço e Assistência Neonatal: um relato de experiência”.

O trabalho teve como objetivo relatar a experiência do treinamento da equipe multidisciplinar de uma maternidade escola, sendo desenvolvido pela equipe de Neonatologia do HCTCO, com a participação de acadêmicos do curso de Medicina do UNIFESO.

A experiência do HCTCO foi apresentada em forma de poster comentado em meio a variados estudos, levados por autores de todo Brasil que atuam no atendimento a recém-nascidos, e que carregam, entretanto, uma preocupação em comum: “a aplicação de condutas adequadas para que a vida se inicie da melhor maneira possível”, como notou a Dra. Gislayne de Nieto, presidente do Simpósio.

Na visão da professora Simone, congregar pediatras de todo o Brasil em um grande evento como o 7º Simpósio, para a atualização dos profissionais que atuam no atendimento aos recém-nascidos, “é de extrema importância para assegurar um nascimento seguro. Nessa linha, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha ‘Nascimento Seguro’ para conscientizar os pediatras, a comunidade e os pais de que a presença do pediatra é indispensável em cada nascimento”.